O uso de um sistema controle de acesso portaria permite a centralização do monitoramento de todas as atividades executadas nas dependências de um empreendimento. Com o auxílio de sensores e outros equipamentos de hardware, um programa instalado em um computador realiza a identificação das pessoas que acessarem novas áreas. A partir disso, as informações obtidas são cruzadas com os arquivos armazenados no banco de dados do software, que notifica o porteiro ou o profissional que realiza a vigilância caso alguma anormalidade seja detectada.
Em ambientes corporativos, uma das principais vantagens da implementação do sistema controle de acesso portaria é a gestão de pessoas. Como o software armazena os horários de entrada e saída dos colaboradores, sendo possível analisar com exatidão a carga horária cumprida por eles. Há ainda a opção de fiscalização de outros aspectos, como o acesso dos veículos e de visitantes, que torna o sistema controle de acesso portaria ideal para qualquer aplicação – seja ela em ambientes corporativos, como empresas e indústrias, seja em conjuntos residenciais, como prédios e condomínios.
Mas na prática, o que é Controle de Acesso?
Antes de falarmos sobre alguns problemas em controles de acesso é importante deixar um breve conceito.
O controle de acesso de portaria consiste no gerenciamento da movimentação de entrada e saída de pessoas, são procedimentos de permissão ou impedimento de acesso a áreas restritas como condomínios, empresas, escolas etc.
É necessário entender esse conceito para ter consciência de como é importante minimizar ou eliminar riscos para o seu patrimônio.
O controle de acesso de pessoas tem requisitos e precisa seguir normas e procedimentos rígidos para funcionar com qualidade e segurança, aqui cabe bem a expressão: “Fazer cumprir”, e neste contexto estão:
- Controle de acesso de visitantes;
- Controle de acesso de fornecedores e prestadores de serviço;
- Controle de acesso de pessoas na empresa: diretores e outros funcionários;
- Controle de acesso condominial: moradores e funcionários;
- Controle de acesso para eventos e festas em empresas ou condomínios.
Saiba por que é tão importante manter um Controle de Acesso seguro na sua portaria.
É preciso esclarecer que um controle de acesso de portaria falho poderá resultar em prejuízos financeiros, sensação de medo e fragilidade nos usuários locais e, na pior das hipóteses, a violência de fato.
A entrada de pessoas sem identificação é um dos principais problemas, e um dos mais comuns.
O principal acesso de uma empresa, condomínio, escola ou outro tipo de empreendimento é a portaria. É indispensável a identificação prévia de todos os usuários, principalmente os visitantes. E não pode haver exceções nisso.
De forma básica, informações como nome, número de documento, horários de entrada e saída, foto, e quem receberá a visita são fundamentais para o controle de acesso de portaria. E ainda, de forma mais avançada, é possível restringir a entrada do visitante a exclusivamente o seu lugar de destino, sem acesso às demais dependências.
Procedimentos sem padrão, complicados, contraditórios e sem formalização levam a ações ineficazes e até mesmo ao descumprimento. E pronto, o pior aconteceu: o problema já está formado e cheio de consequências ruins.
O cumprimento de procedimentos pode ser um assunto complexo por se tratar de uma questão cultural e de comportamento. Mas é preciso ter em mente que para um controle de acesso de portaria ser eficiente é necessária a adoção de regras passíveis de punição em caso de desrespeito.
É fundamental conscientizar funcionários e condôminos dessa importância. Entenda que sistemas deficientes abrem espaço para falhas e esse é um risco que não se deve correr na segurança de um controle de acesso de pessoas.
Os problemas mais comuns no recrutamento de funcionários para atividades como o controle de acesso de portaria estão ligados à falta de conhecimento e ferramentas funcionais.
Um processo de recrutamento eficiente deve considerar o perfil ideal do controlador de acesso.
É indispensável a aplicação de testes de aptidão, psicotécnicos e de controle emocional e inteligência para avaliar quesitos comportamentais do profissional. Qualquer tipo de anomalia pode comprometer a atividade. A contratação de um profissional inapto pode resultar em problemas na operação e no cumprimento de normas e procedimentos, além de insegurança.
Da mesma forma, é fundamental que o porteiro controlador seja qualificado para a função com treinamentos adequados e constantes. Isso porque, cada vez mais surgem novas formas de infringir acessos restritos e a segurança, e os profissionais precisam estar atentos e capacitados para evitar isso.

Saiba mais em:
https://www.tidalis.com.br/sistema-controle-acesso-portaria
https://www.grupoiron.com/blog/controle-de-acesso-de-portaria/
A JW TERCEIRIZAÇÃO E SERVIÇOS é uma excelente empresa de Controle de Acesso, atendendo aos mais variados segmentos com alto padrão, qualidade e eficiência. Toda a equipe da recebe treinamento periódico para aperfeiçoar seus conhecimentos e assim, atender a todas as necessidades dos clientes que buscam por excelência nesse tipo de serviço.